Tuesday, March 30, 2010

A Alemanha tambem tem seu lado místico!


Jakob Böhme, por vezes grafado como Jacob Boehme, (Alt Seidenberg, 1575Görlitz, 17 de Novembro de 1624) foi um filósofo e místico alemão. Tendo sido educado como luterano, trabalhou como sapateiro em Görlitz.
Vida Böhme passou por experiências místicas em toda a sua juventude, culminando em uma epifania no ano de 1600 que teria lhe revelado a estrutura espiritual do mundo, assim como as relações entre o Bem e o Mal. Na época, ele decidiu não divulgar a sua experiência e continuou trabalhando como sapateiro, constituindo família e tendo quatro filhos. Entretanto, após uma outra visão em 1610, ele começou a escrever sua primeira obra, Aurora (Die Morgenroete im Aufgang). O tratado foi publicado e divulgado em forma de manuscrito até que uma cópia caiu nas mãos de Gregorious Ritcher, principal pastor de Görlitz, que o considerou herético e ameaçou exilar Böhme, se ele não parasse de divulgar os seus escritos. Após anos de silêncio, os amigos e patronos de Böhme conseguiram convencê-lo a continuar escrevendo e em pouco tempo novas cópias escritas a mãos comecaram a circular.
Seu primeiro livro impresso, Christosophia (der Weg zu Christo), foi publicado em 1623 e causou outro escândalo. Em um curto período de tempo, entre 1618 e 1624), Böhme produziu uma enorme quantidade de tratados e epístolas, incluindo suas maiores obras De Signatura Rerum e Misterium Magnum. Suas idéias conquistaram muitos seguidores em toda a Europa e os seus discípulos ficaram conhecidos como os boehmistas.
Como uma ironia do destino, Johan G. Gichtel, o filho do principal antagonista de Böhme, o pastor Gregorious Ritcher, se tornou um discípulo indireto, comentador e editor de uma coleção de trechos das obras de Böhme, os quais foram mais tarde publicados no ano de 1682 em Amsterdã. As obras completas de Böhme só foram publicadas pela primeira vez em 1730. Johan G. Gichtel também escreveu uma autobiografia espiritual intitulada A Senda do Homem Celeste, descrevendo como colocou em prática tudo o que aprendeu com o estudo das obras de Böhme, chegando, segundo ele, à realização da senda espiritual. A Senda é considerado um clássico do pensamento místico-cristão de sua época.
Como conseqüência de suas idéias e escritos, Böhme passou o último ano de sua vida exilado em Dresden, retornando à Görlitz unicamente para dar um adeus final à vida aos 49 anos de idade.
Nos dias atuais, as obras de Böhme são estudadas e admiradas por diversas comunidades de espiritualistas, místicos, martinistas, teosofistas e filósofos em todo o mundo.
A principal preocupação dos escritos de Böhme era a natureza do Pecado, do Mal e da Redenção. De acordo com a teologia luterana, Böhme pregava que a humanidade tinha caído do estado de divina graça para um estado de pecado e sofrimento, que as forças do Mal incluíam os anjos caídos que tinham se rebelado contra Deus e que o objetivo de Deus era restaurar o mundo ao seu estado natural de graça.
Na cosmologia de Böhme, é necessário que a humanidade se afastasse de Deus a fim de que a criação evoluísse a um novo estado de harmonia que seria mais perfeita que o estado original de inocência, permitindo a Deus atingir uma nova auto-consciência pela interação com a criação que se tornaria, ao mesmo tempo, parte Dele e distinta Dele. Deste modo, o livre arbítrio seria o mais importante dom dado a humanidade por Deus, permitindo-nos buscar a graça divina na condição de uma livre escolha, enquanto permitiria aos seres humanos manter as suas individualidades.
Böhme via a encarnação de Cristo, não como um sacrifício oferecido para perdoar os pecados dos homens, mas sim como uma oferta amorosa e divina para a humanidade, mostrando a vontade de Deus suportando igualmente o sofrimento terrestre como um aspecto necessário da criação. Ele também acreditava que a encarnação de Cristo expressava a mensagem que um novo estado de harmonia seria possível.
Texto cedido pela Wikipedia

Friday, March 26, 2010

Mudancas sao necessarias!

Como diz meu grande amigo "Jiddu Krishnamurti" para o homen mudar seus atos e seu jeito de pensar é necessario que haja uma mutacao nas suas proprias celulas.
Estou nesse caminho, imaginando que a proxima etapa na minha vida, na nossa vida seja necessaria.

Todo dia é momento especial, pois ele nao retornará...
Podemos ir ao longe, se comecarmos de perto.

Temos a fantasia de querer dar a volta ao mundo, sendo que o mundo está dentro de nós mesmo. Esse mundo que nao é colonizado, que nao é conquistado, que continua sendo tao primitivo quando o mundo lá fora.
Imagine que nesse planeta existem 6 bilhoes de mundos nao visitados, mas o que fazemos com o mundo nao visitado que existe dentro de NÓS, com o mundo que nao conhecemos e que mesmo assim impercebivelmente, aceitamos??!?!??!

Como as ondas do mar, estou caminhando, visitando outros lugares, levando comigo lembrancas e regatando novas. Mesmo assim volto ao meu ponto de partida, pois podemos ir ao longe, se comecarmos por perto. Por todas as pessoas que conheci, por todos os lugares que visitei, sao apenas estrelas que me mostram QUEM eu sou.
Seguir em frente e olhar pra trás, é sabedoria. Nao vivemos do passado, nem devemos sonhar com o futuro, mas devemos agradecer e VIVER o presente! Cada minuto do presente, nos faz relembrar o passado e seguir a estrada em direcao ao futuro.
Como as ondas do mar...Lulu Santos

Sunday, March 21, 2010

O tempo passa...

O tempo passa e com ele vamos todos caminhando sem parar...
Me lembro dessa musica no meu tempo de adolescente e ficava sempre imaginando aonde estaria, caso pudesse seguir realmente essas palavras!
Bem, hoje estou aqui no Sul da Alemanha, com minhas alegrias, meus medos, meus sorrisos, meus aborrecimentos e tudo que uma vida cheia de maos e contra-maos pode nos dar.
Sou feliz, posso dizer, pois só posso identificar esse felicidade por passar por infelicidades.
Gostaria de alcancar o CÉU, mas será que ele nao está aqui, dentro de mim?????
Minha dualidade de ser humano, baseiam-se nas ideias Budhistas, Cataristas, Maniqueístas, Cristan e vejo que no final de tudo: acredito em Deus e por isso SÓ posso ser feliz!
Através de umas amigas, muito obrigada, estou retornando a minha busca pessoal, a seguir meu caminho, às vezes tao cheio de Distractions...
Obrigada meninas, por me mostrarem que a vida é tao simples e que meu paraíso nao está tao longe como imagino.
As palavras mais simples sao as que saiem do coracao.